Análise Fatorial e Modelagem com Equações Estruturais

Programa de Mestrado e Doutorado em Avaliaçào Psicológica, Universidade São Francisco (USF)


Objetivo da disciplina
  • Instrumentalizar dos alunos em técnicas de análise estatística de dados produzidos por avaliação psicológica e educacional, especificamente focalizando Análise Fatorial Confirmatória (CFA) e Modelagem com Equações Estruturais (SEM)
  • Exercitar o uso dos pacotes estatísticos SPSS, AMOS e MPLUS para execução das análises estudadas.
  • Exercitar o uso do R para efetuar análises de modelagem com equações estruturais
  • Exercitar a interpretação e redação das informações obtidas métodos estudados


Ementa

Variância, covariância e correlação. Processo de modelagem estatística. Análise de regressão e variância. Mediação e Moderação. Modelagem com equações estruturais. Análise fatorial exploratória e confirmatória. Conceitos fundamentais e passos da análise. Exemplos de modelos mais usados. Modelos hierárquicos e modelo bifatorial. Modelo MIMIC. Modelos TRI e modelagem com equações estruturais. Análise fatorial confirmatória com múltiplos grupos. Exercícios usando psych e lavan.


Referências básicas
  • Beaujean, A. A. (2014). Latent Variable Modeling using R: A Step-By-Step Guide. New York: Routledge/Taylor & Francis.
  • Brown, T. A. (2015). Confirmatory factor analysis for applied research. New York: Guilford


Referências básicas
  • Guilford, J. P. & Frucher, B. (1973) Fundamental statistics in psychology and education. 5th ed. London: McGraw Hill
  • Hair, J. F. Jr., Anderson, R. E. & Tatham, R. L. & Black, W. (1998). Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Artmed.
  • Kline, R. B. (2011). Principles and practice of structural equation modeling. Guilford press.
  • Maroco, J. (2003). Análise estatística com a utilização do SPSS. Lisboa: Edições Silabo
  • Muthén, L. K. & Muthén, B. O. (2010). Mplus User's Guide. Sixth Edition. Los Angeles, CA: Muthén & Muthén.
  • Schweizer, K. (2010) Some Guidelines Concerning the Modeling of Traits and Abilities in Test Construction. European Journal of Psychological Assessment, 26 (1), 1-2.
  • Tabachinick, B. G., & Fidell, L. S. (1996). Using multivariate statistics. New York: HarperCollins.


Sites

http://blogs.baylor.edu/rlatentvariable/

https://afazali.shinyapps.io/afazali5/: Dynamic and Interactive Data Analysis Tool (DIDAT)

https://jasp-stats.org


Programa da disciplina
  • Programa
  • Cronograma
    Aula Atividade
    Revisão

    Revisão de conceitos estatísticos

    Correlação e regressão simples

    Regressão múltipla

    Introdução ao R-Studio

    Path Models, CFA e SEM. Introdução ao pacote lavaan

    Análise fatorial exploratória e confirmatória usando psych e lavann

    Exemplos de modelos mais usados em psicometria