Teoria de Resposta ao Item (Programa de Pós Graduação em Psicologia, USF)

Objetivo da disciplina

  • Propiciar oportunidades de estudo dos conceitos básicos da Teoria de Resposta ao Item.
  • Exercitar a aplicação de procedimentos de análise de instrumentos de avaliação.
  • Exercitar a interpretação e redação d dados de pesquisa.
  • Introduzir o emprego de ferramentas informáticas para análises estatísticas.
Referências

  • Assessment Systems Corporation (1996) User's Manual for the MicroCat Testing System. ASC: St. Paul.
  • Baker, F. (2001). The Basics of Item Response Theory. ERIC Clearinghouse on Assessment and Evaluation, University of Maryland, College Park, MD. (disponível on-line em http://edres.org/irt/)
  • Embretson, S. E. & Hershberger, S. L. (1999). The new rules of measurement: what every psychologist and educator should know. New Jersey: Lawrence Erlbaum.
  • Embretson, S. E.& Reise, S. P. (2000). Item Response Theory for Psychologists. New Jersey: Lawrence Erlbaum.
  • Hambleton, H. K. & Swaminatham, H. (1985). Item response theory: principles and applications. Boston: Kluwer.
  • Muñiz, J. (1990). Teoría de respuesta a los items: un nuevo enfoque en la evolución psicológica y educativa. Madrid: Ediciones Pirámide, S.A.
  • Primi, R. & Almeida, L. S. (2001). Teoria de Resposta ao Item. Em: E. M. Fernandes, & L. S. Almeida (Orgs.) (pp. 205-232). Métodos e técnicas de avaliação: contributo para a prática e investigação psicológicas. Braga, Portugal: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Universidade do Minho.
  • Linacre, J. M. & Wright, B. D. (1991). WINSTEPS - Rasch-Model computer programs. Chicago: MESA Press.
Sites

http://edres.org/irt/

http://www.winsteps.com/

http://www.rasch.org/

www.assess.com

http://work.psych.uiuc.edu/irt/

Programa de edição de texto: TextPad

R

http://www.r-bloggers.com/resources-for-getting-started-with-r/

http://erm.r-forge.r-project.org

http://personality-project.org/readings-measurement.html#

http://www.econometricsbysimulation.com

http://www.statmethods.net/


Cronograma
Data Atividade
Aula 1

Conceitos básicos

  • Apresentação do programa
  • Introdução à TRI
  • Análise gráfica das Curvas Características dos Itens (CCI’s).
  • Limitações da Psicometria Clássica.
  • Aula 1a (1h50m)
  • Aula 1b ( 39m)
  • Slides da aula
  • Leitura sugerida: Baker (2001), Capítulos 1 e 2.
Aula 2

Modelos em TRI para itens dicotômicos

Aula 3

Análise da Unidimensionalidade

Aula 4

Modelos TRI para escalas politômicas

Aula 5

Estimação

Exercício 1

Introdução à Psicometria e TRI no R

  • Instalação e comandos básicos
  • Importação e exportação de dados
  • Gerenciamento de dados
  • O pacote Psych: análises da psicometria clássica
  • TRI nos pacotes Psych e ltm
  • Tutorial: Análise TRI no R
  • Slides
Exercício 2

Introdução à TRI no XCALIBRE

Exercício 3

Modelo de Rasch no WINSTEPS: parte 1

  • Preparação dos bancos de dados para análise.
  • Operação básica do Programa WINSTEPS
  • Calibração dos parâmetros com um teste de Raciocínio Lógico
  • Aula Winsteps (20m) parte 1
  • Slides
Exercício 4

Modelo de Rasch no WINSTEPS: parte 2

Exercício 5

Modelos para itens politômicos no WINSTEPS

  • Exemplo: análise do Inventário Dimensional de Transtornos de Personalidade (IDTP).
  • Análise de itens no contexto dos itens politômicos
  • Interpretação dos parâmetros dos itens para os diferentes modelos (Rasch-Andrich Rating Scale Model, Rasch-Masters
  • Partial Credit Model, Samejima’s Graded Response Mode, Muraki’s Modified Graded Response e Partial Credit Model)
  • Análise da estrutura das pontuações politômicas
  • Alinhamento da pontuação – theta (average response measures)
  • Interpretação de Mapas de constrtuto, sua relação com a validade e normas
  • Análise fatorial dos resíduos no Winsteps
  • Aula Winsteps modelos politômicos parte (1h06m gravado em 2012)
  • Aula XCALIBRE modelos politômicos (46m gravado em 2012)