Métodos Quantitativos para Educação e Psicologia: Psicometria, Construção de Medidas e Avaliação de Impacto


Data:
10-14 fev. 2014 USF Campinas

Patrocínio:
Instituto Ayrton Senna (IAS)

Comissão organizadora:
Prof. Dr. Ricardo Primi - LabAPE/USF
Prof. Dr. Daniel Domingues dos Santos - LEPES/USP

Profs que ministrarão os cursos:
Prof. Wiliam Revelle (Ph.D. autor do pacote R Psych),
Prof. Dr. Ricardo Paes de Barros
Profa. Dra. Cecília Machado
Prof. Dr. Daniel Domingues dos Santos
Prof. Dr. Ricardo Primi




Contexto


Os últimos 20 anos foram marcados por significativo aumento no interesse por estudos empíricos na área educacional. Por um lado, pesquisadores das áreas de ciências sociais aplicadas crescentemente formaram um consenso que grande parte dos problemas sociais brasileiros – tais como elevada desigualdade de renda, baixa produtividade da força de trabalho, elevado grau de informalidade da economia brasileira, dentre outros – tinham em indicadores educacionais parte importante de sua origem. Por outro lado, novas bases de dados ampliaram significativamente o horizonte de investigação, permitindo que novas questões fossem colocadas. Todo um sistema de avaliação do sistema educacional foi remodelado, permitindo que o estágio de aprendizado dos alunos de cada escola fosse mensurado, abrindo espaço para o estabelecimento de metas e monitoramento do progresso escolar. Esta inovação teve como pedra angular o uso de Teoria de Resposta ao Item (TRI) e outras ferramentas psicométricas na elaboração de provas padronizadas aplicadas por examinadores externos, que permitem a comparação do desempenho de alunos de escolas entre si e ao longo do tempo. A construção desse sistema de avaliação, por sua vez, expandiu o interesse de psicometria entre psicólogos, ampliando também a produção científica nesta área do conhecimento.
Ainda que o cenário atual seja estimulante e propício à investigação empírica em torno de temas relacionados á educação, constata-se que há pouca interação entre psicometristas e pesquisadores empíricos de ciências sociais, que compartilham as mesmas fontes de informação para seus trabalhos. Buscando preencher esta lacuna, professores do programa de pós graduação strictu-sensu de psicologia da Universidade São Francisco (USF), e do departamento de economia da Universidade de São Paulo/ Ribeirão Preto (USP-RP) vêm por meio desta propor a realização de um Curso de Verão sobre métodos empíricos em estudos educacionais, onde psicometristas tenham a oportunidade de aprender técnicas empíricas atualmente utilizadas em avaliação de políticas e projetos educacionais por cientistas sociais; e estes, por sua vez, tenham a chance de aprender técnicas psicométricas usadas na mensuração de construtos relacionados a habilidades cognitivas e não-cognitivas, especialmente no ambiente escolar.


Objetivos



  • Oferecer dois cursos introdutórios de 15 horas voltados para alunos de pós-graduação e pesquisadores de ciências sociais aplicadas, com interesse em trabalho empírico, mas sem formação específica nos respectivos tópicos.

  • O primeiro curso, de Introdução à Psicometria, enfatiza o desafio de mensurar construtos latentes a partir de comportamentos observados, com implementação no software R.

  • O segundo curso, de Introdução à Avaliação de Impacto, busca discutir o estabelecimento de relações causais entre variáveis observadas e ensinar técnicas de estimação de efeitos (causais) de tratamento sobre variáveis de resultado, com implementação no software Stata.

  • Cada curso poderá ter um máximo de 60 alunos, e será oferecido durante cinco dias (entre 10 a 14 a definir) do mês de fevereiro de 2014.


Conteúdo




Curso preparatório: Introdução à Psicometria (Prof. Ricardo Primi)
On line a partir de 31 de janeiro em www.labape.com.br


Manhã: Psicometria e TRI (Prof. Willian Revelle).

10/02 9:00 - 12:00 Introdução à psicometria e ao software R.
11/02 9:00 - 12:00 Conceitos básicos em correlação, covariância e regressão.
12/02 9:00 - 12:00 Construtos, componentes, modelos fatoriais
13/02 9:00 - 12:00 Teoria Clássica dos Testes e Teoria de Resposta ao Item.
14/02 9:00 - 12:00 Modelos de Equação Estrutural e Validade


Tarde: Econometria (Prof. Dr. Ricardo Paes de Barros, Profa. Dra. Cecília Machado, Prof. Daniel Domingues dos Santos).

10/02 14:00 – 17:00 Definição de causalidade e efeitos de tratamento. Aleatorização, validade interna e validade externa.
11/02 14:00 – 17:00 Hipótese de Seleção-em-Observáveis: modelos paramétricos e não-paramétricos e propensity score matching.
12/02 14:00 – 17:00 Variáveis instrumentais e regressão com descontinuidade. Diferenças-em-diferenças.
13/02 14:00 – 17:00 Modelos estruturais e funções-controle.
14/02 14:00 – 17:00 Implementação de avaliações de impacto no Brasil.

Inscrições


Valores R$ 300,00

Iniciaremos as inscrições em janeiro. Mas o número de vagas será limitado. Por favor envie e-mail para cursodeverao@labape.com.br informando seu interesse, link para o currículo lattes e a qual instituição você pertence. Faremos um levantamento inicial dos interessados em dezembro para podermos dimensionar o curso.