2014

Carvalho, L. F., Sette, C., Capitão, C. G., Primi, R. (2014). Propriedades psicométricas da versão revisada da dimensão Necessidade de Atenção do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 22, 1-14.


2013

Primi, R.,  Silva, M. C. R., Santana, P. R., Muniz, M., Almeida, L. S. (2013).
The use of the bi-factor model to test the uni-dimensionality of a battery of reasoning tests. Psicothema, Oviedo, v.25, p.115-122.

Primi, R., Nakano, T. C., Morais, M. F., Almeida, L. S. David, A. P. M., (2013). Factorial structure analysis of the Torrance Test with Portuguese students. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso), v. 30, 19-28.


Queiroz, O. A. N., Primi, R., Carvalho, L. de F., Enumo, S. R. F. (2013). Employment of Item Response Theory to measure change in Children's Analogical Thinking Modifiability Test. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso), v. 30, 479-486.


Flores-Mendoza, C., Widaman, K. F., Rindermann, H., Primi, R., Mansur-Alves, M., Pena, C. (2013). Cognitive sex differences in reasoning tasks: Evidence from Brazilian samples of educational settings. Intelligence (Norwood), v. 41, 70-84.

Schelini, P. W., Almeida, L. S., Primi, R. (2013). Aumento da inteligência ao longo do tempo: efeito Flynn e suas possíveis causas. Psico-USF (Impresso), v. 18, 45-52.

Queiroz, O. A. N., Enumo, S. R. F., Primi, R. (2013). Desempenho de Crianças com e sem necessidades especiais em provas assistidas e psicométricas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, 459-480.


Pessoto, F., Primi, R., Carvalho, L. F., Miguel, F. K. (2013). Relações entre raciocínio auditivo musical e inteligência. Psicologia: Teoria e Prática (Impresso), v. 15, 175-187.

Carvalho, L. F., Primi, R. (2013). Evidências de validade para o IDTP baseadas em variáveis externas. Avaliação Psicológica (Online), v. 12, 387-395.


2012


Primi, R. (2012).
Psicometria: fundamentos matemáticos da teoria clássica dos testes. Avaliação Psicológica (Impresso), v.11 (2), p.297-307.

Pessoto, F., Cunha, T. F., Primi, R.,  Miguel, F. K. (2012). Teste de Raciocínio Auditivo Musical (RAu): Estudo inicial por meio da Teoria de Reposta ao Item. Psico-USF (Impresso), v17, n.3, p 485-495.


Silva, M. C. R., Bartholomeu, D., Primi, R., Vendramini, C. M. M., Pires, S. D.,  Carvalho, L.F., Nunes, C. H. S. S. (2012). Proposta de organização das variáveis do questionário socioeconômico do ENADE para pesquisas em eficácia escolar. Revista da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro.


Carvalho, L. F., Nunes, M. F. O., Primi, R., Nunes, C. H. S. S. (2012).
Evidências desfavoráveis para avaliação da personalidade com um instrumento de 10 itens. Paidéia (USP. Ribeirão Preto. Impresso), v. 22, p. 63-71.

Oliveira, K. L., Primi, R., Pascalicchio, M. L. (2012). A inteligência espiritual e os raciocínios abstrato, verbal e numérico. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso), v. 29, p. 13-22.

Nakano, T. C., Primi, R. (2012). A Estrutura Fatorial do Teste de Criatividade Figural Infantil. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 28, p. 91-100.


Carvalho, L. F., Primi, R., Meyer, G. J. (2012). Application of the Rash model in measuring personality disorders. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (Impresso), v.34, p.101-109.

Primi, R., Couto, G., Almeida, L.S., Guisande, M. A., Miguel, F. K. (2012).
Intelligence, age and schooling: data from the Battery of Reasoning Tests (BRT-5). Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 25, p. 79-88.

Muniz, M., Seabra, A. G., Primi, R. (2012).
Validity and Reliability of the Inductive Reasoning Test for Children IRTC. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 25, p. 275-285.

Carvalho, L. F., Nunes, M. F. O., Primi, R., Nunes, C. H. S. S. (2012).
Evidências desfavoráveis para avaliação da personalidade com um instrumento de 10 itens. Paidéia USP. Ribeirão Preto, Impresso. V.22. p. 63-71.

Primi, R., Nakano, T. C., Wechsler, S. M. (2012).
Cross-battery factor analysis of the Battery of Reasoning Abilities (BPR-5) and Woodcock-Johnson Tests of Cognitive Ability (WJ-III). Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 20, p. 121-13.



2011

Elhai, J. D., Carvalho, L. F., Miguel, F. K., Palmieri, P. A., Primi, R., Frueh, B. C. (2011). Testing Whether Posttraumatic Stress Disorder and Major Depressive Disorder are Similar or Unique Constructs. Journal of Anxiety Disorders, v. 25, p. 404-410.

Guedes, D. Z., Primi, R., Kopelman, B. I. (2011). BINS validation Bayley neurodevelopmental screener in Brazilian preterm children under risk conditions.
Infant Behavior & Development, v. 34, p. 126-135.

Vieira, M. J., Ribeiro, R. B., Almeida, L.S., Primi, R. (2011).
Comparação de modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campo. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 10, p. 63-70.

Primi, R., Hutz, C. S., Silva, M. C. R. (2011).
A prova do ENADE de Psicologia 2006: Concepção, Construção e Análise Psicométrica da Prova. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 10, p. 271-294.

Schellini, P.W., Almeida, L. S., Duarte, C., Primi, R. (2011).
Efeito Flynn; Estudo com adultos portugueses. Psicologia, Educação e Cultura, v. 15, p. 407-415.

Couto, G., Primi, R. (2011).
Teoria de Resposta ao Item (TRI) Conceitos elementares para itens dicotômicos. Boletim de Psicologia, v. 61, p. 1-15.



2010
Barros, D. P., Primi, R., Miguel, F. K., Almeida, L. S., Oliveira, E. P. (2010).
Metaphor Creation: A Measure of Creativity or Intelligence?. European Journal of Education and Psychology, v. 3, p. 103-115.

Nunes, M. F. O., Muniz M., Nunes, C. H. S. da S., Primi, R., Miguel, F.K. (2010).
Escala Fatorial de Socialização - versão reduzida: seleção de itens e propriedades psicométricas. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 23, p. 345-353.

Primi, R., Ferrão, M. E., Almeida, L. S. (2010).
Fluid intelligence as a predictor of learning: a longitudinal multilevel approach applied to math. Learning and Individual Differences, v. 20, p. 446-451.
Lemos, G., Almeida, L.S., Guisande, M. A., Primi, R., Martinho, G., Fortes, I. (2010).
Inteligência e rendimento escolar: contingências de relacionamento menos óbvio no final da adolescência. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 18, p. 1138-1663.

Primi, R. (2010).
Avaliação psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 26, p. 25-35.

Miguel, F. K., Bueno, J. M. H., Noronha, A. P. P., Couto, G., Primi, R., Muniz, M. (2010).
Alexitimia e Inteligência Emocional: estudo correlacional. Psicologia: Teoria e Prática (Impresso), v. 12, p. 52-65.

Primi, R., Carvalho, L. F., Miguel, F. K., Silva, M. C. R. (2010).
Análise do Funcionamento Diferencial dos Itens do Exame Nacional do Estudante (ENADE) de Psicologia de 2006. Psico-USF (Impresso), v. 15, p. 379-393.



2009
Dias, A. R., Couto, G., Primi, R. (2009).
Avaliação da criatividade por meio da produção de metáforas. Psico (PUCRS. Impresso), v. 40, p. 210-219.

Bueno, C. H., Miguel, F. K., Primi, R., Muniz, M., Couto, G., Noronha, A. P. P. (2009).
Comparação entre dois sistemas de pontuação para o teste informatizado de percepção de emoções em fotos. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 26, p. 35-44.

Seabra, A. G., Muniz, M., Primi, R. (2009).
Validity evidence for the reading competence test of words and non-words. The Spanish Journal of Psychology, v. 12, p. 788-798.

Primi, R., Carvalho, L. de F., Braido, A. N. G., Nunes, C. H. S. (2009).
Validação da versão brasileira do Check List para Avaliação da Personalidade (PACL). Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 25, p. 377-386.

Primi, R., Nunes, C. H. S. da S., Silva, M. C. R., Carvalho, L. F., Miguel, F. K., Vendramini, C. M. M. (2009). Aplicação da Teoria de Resposta ao Item na Interpretação das Notas do ENADE de Psicologia. Revista de Educação AEC (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-5280 Revista de Educação ANEC), v. 38, p. 115-124.

Primi, R., Silva, M. C. R., Bartholomeu, D., Vendramini, C. M. M., Nunes, C. H. S. S., Mata, A. S. (2009).
Questões metodológicas referentes ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Revista de Educação AEC (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-5280 Revista de Educação ANEC), v. 38, p. 125-134.



2008

Almeida, L., Guisande, M. D., Primi, R., & Lemos, G. (2008). Contribuciones del factor general y de los factores específicos en la relación entre inteligencia y rendimiento escolarEuropean Journal of Education and Psychology, 1, 5-16.

Lemos, G., Almeida, L., Guisande, M. D., & Primi, R. (2008).
Inteligência e rendimento escolar: Análise da sua associação ao longo da escolaridadeRevista Portuguesa de Educação, 21, 83-99.

Muniz, M., & Primi, R. (2008).
Inteligência Emocional e Personalidade Avaliadas pelo Método de RorschachPsico (PUCRS), 39, 48-57.

Almeida, L., Lemos, G., Guisande, M. D., & Primi, R. (2008).
Inteligência, escolarização e idade: normas por idade ou série escolar?Avaliação Psicológica, 7, 117-125.

Nunes, C. H. S. S., Primi, R., Nunes, M. F. O., Muniz, M., Cunha, T. F., & Couto, G. (2008). Teoria de Resposta ao Item para Otimização de Escalas tipo Likert: um exemplo de aplicaçãoRevista Iberoamerica de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 25, 51-80.



2007

Primi, R., Miguel, F., Couto, G., & Muniz, M. (2007). Precisão de Avaliadores na Avaliação da Criatividade por Meio da Produção de MetáforasPsico-USF, 12(2), 197-210.

Miguel, F.K., Couto, G., Muniz, M., Primi, R., & Noronha, A.P.P. (2007).
Análise Multidimensional da Percepção de Emoções PrimáriasEncontro (Santo André), 11(15), 101-114.

Muniz, M., Miguel, F.K., Couto, G., Primi, R., Cunha, T.F., Barros, D.P., & Cruz, M.B.Z. (2007).
Evidência de validade de critério para o Teste de Criação de MetáforasPsic (São Paulo), 8(1), 21-29.

Muniz, M., Primi, R., & Miguel, F.K. (2007).
Investigação da Inteligência Emocional como Fator de Controle do Stress em Guardas MunicipaisPsicologia: Teoria e Prática, 9(1), 27-41.

Souza, C.V.R., Primi, R., & Miguel, F.K. (2007).
Validade do Teste Wartegg: Correlação com 16PF, BPR-5 e Desempenho ProfissionalAvaliação Psicológica, 6(1), 39-49.

Noronha, A. P. P., Primi, R., Freitas, F. A., & Dantas, M. A. (2007).
Análise dos itens do Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test: Escalas da Área EstratégicaPsicologia em Estudo, 12, 415-422.

Muniz, M., & Primi, R. (2007).
Inteligência Emocional e Desempenho em Policiais Militares: Validade de critério do MSCEITAletheia (ULBRA), 25, 66-81.



2006


Miguel, F.K., & Noronha, A.P.P. (2006). Inteligência Emocional e Tipos Psicológicos: Um Estudo CorrelacionalPsychologica (Coimbra), 43, 245-257.

Boruchovitch, E., Santos, A. A. A., Costa, R., Neves, R.C., Mirian, C., Primi, R., & Guimarães, S.R. (2006).
A construção de uma escala de estratégias de aprendizagem para alunos do ensino fundamentalPsicologia. Teoria e Pesquisa, 22, 297-304.

Messina, L.D.F., & Primi, R. (2006).
Assessment of Working Memory. Children With Attention-Deficit/Hyperactivity DisorderJournal of Attention Disorders, 10, 28-35.

Baumgartl, V. O., Primi, R. (2006).
Evidências de validade da bateria de provas de raciocínio (BPR-5) para seleção de pessoalPsicologia. Reflexão e Crítica, 19, 81-86.

Cobêro, C., Primi, R., & Muniz, M. (2006).
Inteligência Emocional e Desempenho no Trabalho: Um estudo com MSCEIT, BPR-5 e 16PFPaideia (Ribeirão Preto), 16, 337-348.

Primi, R., Bueno, J. M. H., & Muniz, M. (2006).
Inteligência Emocional: validade convergente e discriminante do MSCEIT com a BPR-5 e o 16PFPsicologia Ciência e Profissão, 25, 26-45.

Vitória, F., Almeida, L., & Primi, R. (2006).
Unidimensionalidade em testes psicológicos: conceito, estratégias e dificuldades na sua avaliação. Psic (São Paulo), 26, 26-45.

Primi, R., Cruz, M. B. Z., Muniz, M., & Petrini, M. C. (2006).
Validade de construto de um instrumento informatizado de avaliação dinâmica da inteligência fluidaPsico (PUCRS), 37, 109-122.


2005

Santos, M. A., & Primi, R. (2005). Desenvolvimento de um teste informatizado para a avaliação do raciocínio, da memória e da velocidade de processamentoEstudos de Psicologia (Campinas), 22, 241-254.

Nunes, C. H. S. S., & Primi, R. (2005).
Impacto do tamanho da amostra na calibração de itens e estimativa de escores por Teoria de Resposta ao ItemAvaliação Psicológica, 4, 141-153.

Primi, R., Lima, J., Petrini, M. C., Muniz, M., & Cruz, M. B. Z. (2005). Indicadores para avaliação de desempenho de policiais. 
Encontro Revista de Psicologia, 10, 58-68.

Noronha, A. P. P., Primi, R., & Alchieri, J. C. (2005).
Instrumentos de avaliação mais conhecidos/utilizados por psicólogos e estudantes de psicologiaPsicologia. Reflexão e Crítica, 18, 390-401.

Villemor-Amaral, A. E., Primi, R., Franco, R. R. C., Farah, F. H. Z., Cardoso, L. M., & Silva, T. C. (2005).
O teste de Pfister e sua contribuição para diagnóstico da esquizofreniaRevista do Departamento de Psicologia (UFF), 17, 89-98.

Couto, G., Primi, R., & Campos, H. R. (2005). Psicometria Clássica: aspectos gerais da teoria dos testes psicológicos. 
Revista Faced, 1, 171-191.

Primi, R., & Moraes, I. F. (2005).
Validade de um instrumento de avaliação de desempenho de docentes do ensino superiorRevista Avaliação, 13, 41-49.



2004

Villemor-Amaral, A. E., Primi, R., Farah, F. H. Z., Silva, S. M., Cardoso, L. M., Franco, R. R. C. (2004). A depressão no teste das pirâmides coloridas de PfisterPaidéia: cadernos de psicologia e educação, 14, 169-176.
Capovilla, A. G. S., Cozza, H. F. P., Primi, R., Naldos, S. M. S., Capovilla, F. C. (2004). Alterações na memória de trabalho em crianças com dificuldades de atençãoDéficits de memória de trabalho em crianças com sintomas de déficit de atenção. Cadernos de psicopedagogia, 4.

Primi, R. (2004). Avanços na Interpretação de Escalas com a Aplicação da Teoria de Resposta ao ItemAvaliação Psicológica, 3, 53-58.

Santos, A. A., Primi, R., Boruchovitch, E., Bueno, J. M. H. (2004). Escala de avaliação de estratégias de aprendizagem para universitários (EAP-U): Aplicação do modelo de Rasch de créditos parciais. Psicologia: teoria, investigação e prática, 9, 227-242.

Primi, R., Moggi, M. A., Caselato, É. O. (2004).
Estudo Correlacional do Inventário de Busca Autodirigida (Self-Directed Search) com o IFPPsicologia Escolar e Educacional, 8, 47-54.

Villemor-Amaral, A. E., Farah, F. H. Z., Primi, R. (2004).
O teste das pirâmides coloridas e o transtorno do pânicoPsicologia em Estudo, 9, 301-307.

Noronha, A. P. P., Primi, R., Alchieri, J. C. (2004).
Parâmetros psicométricos: uma análise de testes psicológicos comercializados no BrasilPsicologia Ciência e Profissão, 24, 88-89.

Almeida, L. S., Primi, R. (2004).
Perfis de Capacidades Cognitivas na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5)Psicologia Escolar e Educacional, 8, 135-144.

Guzzo, R. S. L., Riello, I. C., Primi, R., Serrano, M., Ito, P. C. P., Pinho, C. C. M. (2004). 
Temperamento: Onze anos de levantamento no psychological abstracts. Estudos de Psicologia (Campinas), 21, 25-32.



2003

Almeida, L., Candeias, A., Primi, R., Ramos, C., Rodrigues, A. P., Coelho, H., Dias, J., Miranda, L., Oliveira, E. (2003). Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5-6): Estudo nacional de validação e aferição. Revista Psicologia e Educação, 2, 7-17.

Oliveira, K. L., Santos, A. A. A., Primi, R. (2003). Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidadeInter-Ação, 7, 19-25.
Pasquali, L., Primi, R. (2003). Fundamentos da Teoria da Resposta ao ItemAvaliação Psicológica, 2, 99-110.

Guntert, A. E. V. A., Silva, T. C., Primi, R. (2003). Indicadores de alcoolismo no teste das pirâmides coloridas de PfisterPsico-USF, 8, 33-38.

Primi, R. (2003). Avanços nos Modelos Teóricos e nos Instrumentos de MedidaAvaliação Psicológica, 2, 67-77.

Bueno, J. M. H., Primi, R. (2003).
Inteligência Emocional: um estudo de validade sobre a capacidade de perceber emoçõesPsicologia. Reflexão e Crítica, 16, 279-291.

Primi, R., Fernandez, J. L., Ziviani, C. (2003).
O provão de psicologia: objetivos, problemas, conseqüências e sugestõesPsicologia. Teoria e Pesquisa, 19, 109-116.

Cosenza, R. C., Joly, M. C. R. A., Primi, R. (2003).
Perspectivas de Avaliação no Ensino Superior: um estudo sobre o Exame Nacional de Cursos de AdministraçãoRevista Avaliação, 8, 155-172.

Lobo, G. R. S., Primi, R., Ito, P. C. P. (2003). Estudos de Psicologia (Natal), 8, 525-533.

Villemor-Amaral, A. E., Primi, R., Farah, F. H. Z., Cardoso, L. M., Franco, R. R. C. (2003).
Revisão das expectativas no Pfister para uma amostra normativaAvaliação Psicológica, 2, 185-188.

Yoshida, E. M. P., R. Primi, Pace, R. (2003).
Validade da Escala de Estágios de MudançaEstudos de Psicologia, 20, 7-21.

Pereira, F. M., Primi, R., Cobêro, C. (2003).
Validade de testes utilizados em seleção de pessoal segundo recrutadoresPsicologia. Teoria e Pesquisa, 5.


2002

Fernandez, J. L., Primi, R. (2002). Comparação do desempenho entre calouros e formandos no provão de psicologia 2000Psicologia. Reflexão e Crítica, 15, 219-234.

Primi, R. (2002).
Complexity of geometric inductive reasoning tasks Contribution to the understanding of fluid intelligence. Intelligence (Norwood), 30, 41-70.

Noronha, A. P. P., Ziviani, C., Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Custódio, E. M., Alves, I. C. B., Alchieri, J. C., Borges, L. O., Pasquali, L., Primi, R., Domingues, S. (2002).
Em defesa da avaliação psicológica. Avaliação Psicológica, 1, 173-174.

Primi, R., A. A. Santos, C. M. M. Vendramini. (2002).
Habilidades básicas e desempenho acadêmico em ingressantes universitáriosEstudos de Psicologia (Natal), 7, 47-55.

Primi, R. (2002).
Inteligência Fluida: definição fatorial, cognitiva e neuropsicológicaCadernos de Psicologia e Educação - Paidéia, 12, 57-77.

Primi, R., Almeida, L. (2002). Inteligência geral ou fluida: desenvolvimentos recentes na sua concepção. 
Sobredotação, 3, 127-144.

Guntert, A. E. V. A., Primi, R., Silva, T. C. (2002).
O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister na identificação do Transtorno Obsessivo CompulsivoAvaliação Psicológica, 1, 139-142.

Santos, A. A., Primi, R., Taxa, F. O. S., Vendramini, C. M. M. (2002).
O Teste de Cloze na avaliação da compreensão em leituraPsicologia. Reflexão e Crítica, 15, 549-560.

Primi, R., Bighetti, C. A., Munhoz, A. M. H., Noronha, A. P. P., Polydoro, S. A. J., Nucci, E. P., Pelegrini, M. C. K. (2002).
Personalidade, Interesses e Habilidades: um estudo correlacionalAvaliação Psicológica, 1, 61-72.

Moraes, I. F., Primi, R. (2002).
Escala de avaliação de tipos psicológicos: validade e precisãoPsico-USF, 7, 25-34.

Primi, R., Alchieri, J. C., Guntert, A. E. V. A. (2002). Um estudo correlacional entre a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), R1 e o teste TNRV com o Teste de Zulliger. 
Psico, 33, 53-76.


2001

Primi, R., Pelegrini, M. C. K., Nucci, E. P., Bighetti, C. A., Munhoz, A. M. H., Moggi, M. A. (2001). Características de personalidade e indecisão profissional. Psico, 32, 81-96.

Primi, R., Santos, A. A., Vendramini, C. M. M., Taxa, F. O. S., Muller, F., Lukjanenko, M. F. S. P., Sampaio, I. (2001). Competências e Habilidades Cognitivas: diferentes definições para o mesmo construtoTeoria e Pesquisa, 17, 151-159.

Polydoro, S. A. J., Primi, R., Serpa, Zaroni, Pombal. (2001).
Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superiorPsico-USF, 6, 11-17.


2000
Primi, R., Munhoz, A. M. H., Bighetti, C. A., Nucci, E. P., Pelegrini, M. C. K., Moggi, M. A. (2000). Desenvolvimento de um Inventário de Levantamento das Dificuldades da Decisão Profissional. Psicologia. Reflexão e Crítica, 13, 451-463.

Primi, R., Almeida, L. (2000). Estudo de Validação da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5)Psicologia. Teoria e Pesquisa, 16, 165-173.

Lukjanenko, M. F. S. P., Primi, R. (2000). Estudo piloto de um instrumento de avaliação do Juízo Moral entre universitários. 
Psicologia Escolar e Educacional, 3, 217-226.

Brito, M. R. F., Munhoz, A. M. H., Primi, R., Gonçalez, Rezi, Neves, Sanches, Marinheiro. (2000).
Exames nacionais: uma análise do ENEM aplicado à matemáticaRevista Avaliação, 5, 45-53.

Santos, A. A., Primi, R., Vendramini, C. M. M., Taxa, F. O. S., Lukjanenko, M. F. S. P., Muller, F., Sampaio, I., Andraus Jr, S., Kuse, Bueno. (2000).
Habilidades básicas de universitários ingressantes. Revista Avaliação, 2, 33-45.


Considerações sobre a análise fatorial de itens com resposta dicotómica.PDF
1998

Primi, R., Almeida, L. (1998). Considerações sobre a análise fatorial de itens com resposta dicotómica. Psicologia Teoria Investigação e Prática, 3, 225-234.

Primi, R., Mendoza, C. E. F., Castilho, A. V. (1998). Estudo exploratório das propriedades psicométricas do teste de raven escala avançada informatizado. 
Boletim de Psicologia, 48, 67-75.

Primi, R., Munhoz, A. M. H. (1998). Um estudo sobre proficiência na disciplina de Técnicas de Exame Psicológico (TEP). 
Psico-USF, 3, 75-86.

1997

Almeida, L., Antunes, Martins, & Primi, R. (1997). Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5): estudo de validação em contexto escolar. Revista Galego Portuguesa de Psicologia e Educação, 1, 355-365.

1996

Guzzo, R. S. L., Riello, I. C., & Primi, R. (1996). Pavlovian Temperament Survey - PTS: Análise de Itens e teste de realidade. Psicologia Escolar e Educacional, 1, 53-59.